sábado, 29 de outubro de 2011

DNJ

  O Dia Nacional da Juventude é comemorado todos os anos no mês de outubro. A data é sempre o último domingo do mês e este ano a Pastoral da Juventude traz como tema:“Juventude e protagonismo feminino”.
  
           A juventude é, certamente, de todas as faixas etárias, aquela que mais é afetada com as mudanças que ocorrem na sociedade. E, se o tempo que estamos vivendo é visto como uma mudança de época, a juventude, além de ser protagonista, também é vítima dessa mudança. É fato que muitas coisas estão mudando na sociedade por causa da ação dos jovens. Mas também é fato que os jovens sentem falta de “critérios mais profundos que afirmam identidades e estabelecem relações”. Eles “são os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violência, da venda de armas, do abuso sexual, bem como à falta de oportunidades e perspectivas de futuro” (DGAE n° 109).

Frente a isso, os bispos do Brasil afirmam que os jovens merecem uma atenção especial. “A beleza da juventude e os inúmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instâncias de nossa ação evangelizadora”


O tema proposto como reflexão para o Dia Nacional da Juventude de 2011 é “Juventude e protagonismo feminino”. O lema que anima os encontros é “jovens mulheres tecendo relações de vida”. É um chamado especial à juventude feminina, no sentido de ela se sentir protagonista na construção de uma sociedade fraterna e inclusiva. Também é um chamado à sociedade para que valorize a juventude feminina em sua capacidade de “tecer relações de vida”.

Disponível em:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

É festa da vida...

Hoje comemoramos com alegria o aniversário do Irmão Uilaci.
Parabéns...
Votos de uma boa recordação da vida.
Tua vida é um sopro de Deus, do seu amor
É semente que a terra acolheu,
 e Deus regou,tens beleza, tens valor.  

domingo, 16 de outubro de 2011

O rosto da prostituição

A Jornada Mundial da Juventude no Brasil será em 2013, mas o país já vive a espectativa e o obejetivo da mesma. Em visita da Cruz e do ícone de Nossa Senhora pelas dioceses, encontramos este bonito testemunho. 


Vejam, é nos lugares mais duros que o Senhor espera de nós um pouco de Evangelho.

“AQUI É LUGAR DE PROSTITUIÇÃO, NÃO REZEM”


Uma avenida, uma noite, muitas vidas e uma Cruz que nos leva a peregrinar  em busca daqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro amor.
Madrugada de terça-feira, 20, no Santuário São Judas Tadeu  em São Paulo, se encontram a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Ícone da Virgem Maria e Jesus Sacramentado sendo adorado numa vigília. E do lado de fora, alguns jovens foram ao encontro das prostitutas para levarem o amor de Deus.
“Posso te dar um presente?”, indagou Maristela Ciarrochi – quem nos conduziu até o Planalto Paulista, lugar onde a prostituição é visível aos olhos de quem passa- “Sim”, responde a moça com olhar desconfiado sem saber o que lhe esperava. De repente uma flor e uma medalha de Nossa Senhora das Graças (Aquela que lhe concede o que pedes, mas também o que não pedes). Eis que a madrugada deixa de ser tão pesada e com tanto desamor.





Aquela mulher tem um nome, Rose, vem do Nordeste do país: “Meu sonho é sair da rua, ter uma casa própria e alguém que me respeite.”


“Podemos rezar por você?”, novamente a moça sorridente. “Olha, prefiro que não. Não desta forma, com estes trajes, aqui é lugar de prostituição, não rezem”, responde a garota de programa sentindo-se indigna.


A conversa continua. Novamente, em pouco tempo, se extrai quais as intenções de oração da moça. “Minha família, saúde, uma vida melhor”.


Entre os intervalos de uma esquina e outra, rezávamos uma Ave-Maria por aquelas que já havíamos encontrado e pelas que ainda íamos encontrar, e assim foi seguindo nossa missão Madalena.

Na volta, pelo caminho, íamos nos questionando: “O que poderia ser feito por esses? O que o Cristo faria se estivesse ali?”. Boas perguntas que nos levam a uma grande resposta: “Faça, mesmo que seja pouco, mas todos tem o direito de receber nem que seja uma gota do amor de Cristo”.
O percurso segue com “um nó na garganta”. Lágrimas contidas e o silêncio que fala por si. Difícil entender tudo que remexe no interior,  é mística da Cruz. Em cada encontro o próprio Deus gritava aos nossos corações diante de tamanha sede de amor.
A unção daquela mesma cruz (peregrina da JMJ), acolhida por tantos onde passa, é a que ultrapassou as paredes daquela Igreja nesta noite e nos fez abraçar aquelas mulheres e amá-las como fez Jesus a Maria Madalena.
Teremos a coragem de atirar a pedra?


sábado, 15 de outubro de 2011

Iniciando a mudança

    Nossa comunidade de Cajazeiras agora terá novo endereço. O bispo diocesano, Dom José, cedeu por um tempo um espaço que foi construído para o seminário diocesano e que nunca foi habitado. Dia 02 de outubro faremos a mudança, mas antes fomos ver o espaço e fazer uma limpeza em todo o espaço. A casa é bem espaçosa.

Celebração

Dia 13 de outubro completaremos 8 meses que pisamos o solo paraibano e desde que chegamos, nosso comunidade era localizada no Bairro João rodrigues - Casas Populares. Lá fizemos uma boa vizinhança e como na vida religiosa, nada pode ser tão fixo, pois nossa vida é de verdadeiros "nômades de Deus", tivemos que mudar para um novo bairro.
Para nos despedirmos dos vizinhos, preparemos uma celebração com todos eles e na oração e confraternização, entregamos a Deus nossas vidas e nossa missão.
A celebração aconteceu no dia 29 de Setembro,
 festa litúrgica dos Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael.