terça-feira, 26 de maio de 2015

Sequência de Pentecostes

Espirito de Deus, enviai dos céus um raio de luz! /  Vinde, Pai dos Pobres, dai aos corações vossos sete dons. / Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alivio, vinde! / No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem. / Ao sujo lavai, ao seco, regai, curai o doente. / Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei. / Enchei luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós. / Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele. / Dai a vossa igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. / Dai, em premio ao forte, uma santa morte, alegria eterna. Amém!

domingo, 10 de maio de 2015

Dia das Mães

“O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, de crianças que a mãe amamenta!” (Sl 8, 3)

Neste dia especial, em que celebramos o dia da mães, elevamos o nosso louvor e a nossa gratidão ao Senhor por tão grande dom! Como não se alegrar neste dia? Como não festejar e louvar? Não tem como... É uma gratidão que brota de dentro do nosso ser, um sentimento bem natural, por meio do qual expressamos o nosso amor por quem nos gerou.
Não é fácil ser mãe, é uma missão árdua, mas cheia de luz! É uma extensão do próprio Deus criador. Ser mãe é dar a vida, assim nos recorda o Papa Francisco: “Ser mãe não significa só pôr no mundo um filho, mas é também uma escolha de vida, a escolha de dar a vida [...] Dar a vida não significa só ser mortos; dar a vida, ter espírito de martírio, é dar no dever do silêncio, na oração, no cumprimento honesto do dever; naquele silêncio da vida quotidiana; dar a vida pouco a pouco! Sim, como uma mãe, que sem temor, com a simplicidade do martírio materno, concebe no seu seio um filho, dá-o à luz, amamenta-o, faz crescer e acode com afeto. É dar a vida.”
Diante de tão bela missão, temos somente que agradecer a todas as mães pela doação, por suas vidas que, quando doadas, faz-nos viver! Obrigado pelo vosso sim! Unimo-nos a cada uma de vocês e rezamos para que sejam imensamente felizes. Rogamos sobre vós as bênçãos e a intercessão daquela que fora escolhida para ser a Mãe de Jesus: Maria. Ela é o mais belo modelo de maternidade, é a referência para todas as mães, é a seta que indica sempre o caminho do amor/doação.

Que Deus vos abençoe, pelas mãos maternas de Maria!
Feliz dia das Mães! Abraço abraço a todas:
Religiosos da Sagrada Face

domingo, 3 de maio de 2015

Religiosas da Sagrada Face se preparam para celebrar os 25 anos "in memoriam" da morte de Irmã Fernanda Marabello

“Agradeço-te querida Irmã Fernanda por ainda hoje cuidar de mim e de todos quantos te pedirem, pois estar junto de Deus orando por nós.”

As Religiosas da Sagrada Face que habitam o bairro das Casas Populares juntamente com a Paróquia de São José Operário estão se preparando para celebrarem os 25 anos “in memoriam” da morte de Irmã Fernanda Marabello. Ontem, 02, uma Celebração deu início aos trabalhos e celebrações que ao longo de dois anos acontecerão para assim poderem resgatar a vida e a missão da Religiosa na Diocese de Cajazeiras.

O projeto tem duração de dois anos e dentro das propostas estão: exposição de fotos, documentários, palestras, caminhadas, edição de livros, etc. Tudo culminará no dia 02 de setembro de 2016, data em que se recordam os 25 anos da Páscoa definitiva da tão querida Irmã Fernanda Marabello.

Um grande poção de pessoas, a maioria delas que conviveram de perto com a Religiosa estavam presentes na Celebração como também na exposição do projeto do resgate e na palestra feita pelo Monsenhor Gervásio Queiroga que explicou como se dá o processo de abertura para causa de um santo e como foi o seu contato com a Irmã Fernanda.

IRMÃ FERNANDA

A Irmã Maria Fernanda Marabello chegou ao Brasil no ano de 1977 com mais outras três religiosas, aqui desempenhou sua missão que se destaca até hoje pelo amor e doação aos pobres e carentes do bairro das Casas Populares que na época vivia em situação de muita pobreza.

A Religiosa atuou na Catequese, na educação, na saúde e na assistência às famílias sendo uma com o povo simples. Tinha jeito meigo e sereno, sabia onde encontrar um rosto sofrido e corria ao seu encontro para rapara-lo. Tinha grande afeição e admiração pela Fundadora, Madre Maria Pia Mastena, com ela viveu 12 anos e recebeu em confiança a visão que a mesma teve aos 9 anos de idade: “a cruz que agora todas vocês têm no peito, assim como é, eu a vi quando tinha nove anos”.

Obediente e zelosa, tinha na pessoa do Bispo especial carinho assim como já fazia sua fundadora. Pelos sacerdotes e pelas vocações dedicava-se com modéstia e cativava a muitos, tanto para a vida religiosa como para o sacerdócio.

Caluniada por fazer o bem, seu nome é ressoado na época, pela imprensa de Cajazeiras de ser contrabandista de crianças. Pobre criatura, se não era o amor pelos mais pobres sua única intenção. Aos pés do bispo, Dom Matias, ela se conclui sua missão e tão depressa uma grande multidão correm ao convento das Populares para dar o adeus àquela que tanto amou os pobres.


  

  


* Créditos das 6 ultimas fotos: Magna de Sousa Lima

Solenidade da Sagrada Face 2015 em Cajazeiras-PB

"A nós foi confiada a Sagrada Face, a Face divina na qual se espelham, plenos de admiração, os anjos do céu; a Face divina que é alegria dos santos por toda a eternidade"

A Bem-Aventurada Madre Mastena muito bem guardava no coração, como verdadeiro sacrário, a sacratíssima Face de Jesus. Tantas vezes vezes ela mesma desejou estar com Jesus no silêncio do sacrário, e em seu diário, se registra o seu desejo de que o seu coração fosse sempre a morada de Jesus: "(...) Aqui está Deus, aqui está Deus, este é o seu tabernáculo". É o Cristo da Face desfigurada pela dor e por nossos pecados; é o Cristo da Face transfigurada de glória e candura; é o Cristo da Face revelada em tantos rostos, ora sofridos, ora sorridentes, dos nossos irmãos e irmãs. Esta Face, a nós foi confiada!

VIGÍLIA

No dia 28 de abril, a comunidade dos Religiosos da Sagrada Face reunida com os jovens e os amigos da Sagrada Face puseram-se de joelhos para adorar o Cristo na Eucaristia, num momento de vigília em preparação à Solenidade da Sagrada Face. Foram momentos fortes de intimidade com o Senhor, contemplando o êxodo como sinal daqueles que caminham em busca da Terra prometida e o lugar da transfiguração, onde Jesus se revela no seu prenúncio da ressurreição. Assim como os discípulos, estivemos ao lado de Jesus, contemplando, adorando e reverenciando sua Face adorável.




SOLENIDADE

Como é costume, a Solenidade da Sagrada Face se celebra anualmente na última sexta-feira do mês de abril, mas em função das possibilidades, em Cajazeiras está data foi transferida para a quarta-fira, 29 de abril.
Trouxemos em comunhão todas as Comunidades das Irmãs que celebram neste mês esta bonita solenidade. Também unidos aos Irmãos da Comunidade de Fortaleza-CE e ainda em comunhão com exposição solene do Santo Sudário em Turim (Itália) que este ano traz o tema: "O Amor Maior".

Foi exatamente dentro desta perspectiva que motivamo-nos para celebrar Jesus Cristo que por amor, amor tão grande, doou-se por inteiro. Nós homens e mulheres de hoje, maltratamos muitas vezes esse Amor com nossos pecados e desfiguramos o seu Rosto. Com a Eucaristia, fizemos o propósito de diminuir nossas agressões da indiferença fazendo uma reflexão à luz do Ano da Vida Consagrada, o Ano da Paz, ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano e ao Sínodo sobre a Família.

Também nesta ocasião, os Amigos da Sagrada Face receberam o novo distintivo e acolheram novos membros ao grupo, como ainda receberam a estava da Sagrada Face que será entronizada em suas residências ao longo do ano.