domingo, 10 de fevereiro de 2013

Espera...


Neste ano da fé uma das virtudes colocadas em evidencia é a esperança. Foi esperando na promessa de Deus que Abraão partiu rumo à terra de Canaã.  Foi confiando no que prometera o Senhor Deus que o povo caminhou deserto adentro rumo a terra onde correria leite e mel. Essas e tantos outros relatos da Sagrada Escritura demonstra que somos um povo de peregrinos, que buscamos sem parar a realização das promessas de Deus, e no nosso caso é vê a sua Face sorridente.
Nós irmãos da Sagrada Face, estamos fazendo esta experiência da providência de Deus e a realização de suas proezas em nosso favor. No último dia 03 partiu de Fortaleza o Ir. Silvio, para uma nova e experiência na comunidade de Cajazeiras. Há Doze anos ele havia armado a sua tenda em terra cearense, e agora, no tempo de Deus ele chega a uma nova terra, á uma nova comunidade. Da mesma forma o Ir. Uilaci parte da “terra do Padre Rolim” para a “ terra da Luz”,  na certeza de que o Senhor os conduzirá daqui pra frente......
Duas vidas, duas experiências duas terras, duas comunidades, dois povos diversos... Porém com algo em comum, uma mesma fé , um mesmo Deus. Os dois irmãos atravessaram e romperam as paisagens  castigadas pela seca, que assolam o nosso nordeste. Partiram com a mesma esperança dos homens de outrora, e com a firmeza e esperança dos nordestinos que aguardam as chuvas, esperando o inverno para matar a fome e a sede.  Com as palavras de algumas religiosas sertanejas nós traduzimos este momento:

“Quem, afastando-se do litoral, se adentra pelos sertões da paraíba em tempo de seca, pensa que está no deserto. Da terra rachada saem arbustos com galhos finos, despidos de folhas e totalmente secos . É difícil acreditar que não morreram.
Os olhos anseiam por vislumbrar a vida no meio daquela desolação.
Ela aparece sob a forma de um cacto que se mantem verde, com os braços erguidos como a pedir clemências aos céus.
É o mandacaru que resiste, vivo e de pé, às secas prolongadas.
A gente para diante dele e fica querendo desvendar o mistério da sua resistência.
Enquanto tudo lá fora é seco e triste, no interior do mandacaru existe uma reserva que o mantém vivo em circunstancias tão adversas.
Ele não busca a vida lá fora. Ele a traz dentro de si.”

(Livro: Um Carmelo Floresce no Sertão)



Nenhum comentário:

Postar um comentário