segunda-feira, 9 de maio de 2016

Festa da Sagrada Face

Abril é o "belo mês da Sagrada Face", já dizia com muita alegria a nossa Bem-Aventurada Madre Mastena ao iniciar o mês dedicado à Sagrada Face de Jesus. Na Congregação por ela fundada manteve-se uma tradição de se celebrar na última sexta-feira do mês de abril, logo depois da páscoa. Celebramos desse modo a Solenidade do Rosto Glorioso de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma data litúrgica aprovada e autorizada pela Santa Sé à Família Religiosa. A liturgia faz menção à Transfiguração de Jesus no Monte Tabor, momento em que Jesus se revelou a alguns dos apóstolos, uma antecipação de sua Páscoa.

Este ano, juntamente com toda a Igreja que vive as graças do Ano Santo da Misericórdia, o tema celebrado foi justamente a Misericórdia do Pai que se deixa revelar pelo Rosto do seu Filho Jesus Cristo.

Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese. Tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai, « rico em misericórdia » (Ef 2, 4), depois de ter revelado o seu nome a Moisés como « Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade » (Ex 34, 6), não cessou de dar a conhecer, de vários modos e em muitos momentos da história, a sua natureza divina. Na « plenitude do tempo » (Gl 4, 4), quando tudo estava pronto segundo o seu plano de salvação, mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14, 9). Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa,[1]Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus. (Misericordiae Vultus)

Na quinta-feira, 28, na Capela de São Francisco (Vila Iracema - Fortaleza/CE) aconteceu a Vigília em preparação à Festa que no dia seguinte, 29, foi celebrada solenemente às 19h na mesma capela.Estavam presentes as Irmãs, Irmãos, Amigos e Jovens Amigos da Sagrada Face que na oportunidade renovaram os seus compromissos como membros leigos da Família Religiosa.

Em Cajazeiras/PB também foi celebrada na mesma data, no CEMPROHUSO, edifício onde reside os Religiosos da Sagrada Face naquela Diocese sertaneja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário