sábado, 3 de janeiro de 2015

1º Encontro da Vida Fraterna

Nos dias 20 e 21 de dezembro de 2014, as duas comunidades dos Religiosos da Sagrada Face estiveram reunidos para o 1º Encontro da Vida Fraterna. O encontro aconteceu na Serra do Vital, distante poucos quilômetros de Cajazeiras – PB e contou com a participação da Madre Sineide (Carmelo de Cajazeiras) que durante a manhã do sábado, 20, ela nos presenteou com uma saudável conversa sobre Vida Fraterna.

Este encontro foi planejado para que vivamos cada vez mais a fraternidade, quebrando as distâncias geográficas e intensificando os laços extra sanguíneos que existe na nossa pequena Sociedade de Irmãos que têm a Face de Cristo como único escudo e meio de vivência do carisma para nós deixado pela Beata Madre Maria Pia Mastena.

Durante o sábado a programação se deu da seguinte forma: logo depois da chegada ao local e feito a devida organização do ambiente, iniciamos o dia com uma oração conduzia pela comunidade de Cajazeiras que contemplou três dimensões, a saber: Comunidade que escuta a Palavra, Comunidade que acolhe e vive a Palavra e Comunidade que recorda, celebra e festeja a Palavra. Em seguida, a Madre Sineide iniciou sua discussão sobre Vida Fraterna e concluímos ao meio dia com a recitação da Hora Média.

À tarde, depois do descanso, iniciamos com uma reflexão à luz do evangelho que narrara o caminho dos discípulos de Emaús, como eles viviam angustiados pelo acontecido com Jesus. Cada um pôde ler o texto em dupla e rezar o mesmo individualmente para em seguida, como foi com os discípulos, reconhecermos Jesus na partilha da nossa vida e da Eucaristia.

À tardinha, rezamos o terço de Nossa Senhora contemplando a nossa vida e em seguida a oração das vésperas. Tivemos a noite livre para recreação e no dia seguinte começamos o Dia do Senhor com a Eucaristia celebrada. Momento de rica experiência fraterna. Tivemos um rápido passeio a um mirante e retornemos à casa para momentos de lazer e recreação. Recebemos a dona da casa que passa por grandes dificuldades existenciais, escutemos suas angustias e agradecemos sua generosidade.

À tardinha retornemos para Cajazeiras, demos continuidade à fraternidade e na segunda bem cedo nos despedimos da comunidade de Fortaleza. As Irmãs Rita e Lúcia estiveram conosco auxiliando nosso encontro no serviço da cozinha, para que aproveitássemos melhor todo o encontro.























Nenhum comentário:

Postar um comentário