segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Encontro com os Amigos da Sagrada Face

No dia 30 de Dezembro de 2012, foi realizado na comunidade dos Irmãos da Sagrada Face o último encontro do ano com os Amigos da Sagrada Face (ASF). Foi um forte momento marcado pela presença de Deus, por meio da oração e da convivência fraterna. O encontro foi organizado e ministrado por Ir. Francisco Uilaci e Ir. Selma Paulo. 


Momento de Oração e Adoração

"Jesus meu, eu te amo! Amo-te!" (B. M. P. Mastena)



Nas alegrias da Oitava de Natal, contemplando o Verbo encarnado.





terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Primeira Profissão Religiosa de Marcos Felix

A profissão religiosa é «uma expressão mais perfeita» da consagração batismal

“A vocação, amados Irmãos e Irmãs, levou-vos à profissão religiosa, graças à qual vós fostes consagrados a Deus, mediante o ministério da Igreja; e, ao mesmo tempo, fostes incorporados na vossa Família religiosa. Por isso, a Igreja pensa em vós, em primeiro lugar enquanto sois pessoas «consagradas»: consagradas a Deus em Jesus Cristo para lhe pertencerdes exclusivamente. Esta consagração determina o vosso lugar na ampla Comunidade da Igreja, do Povo de Deus; ao mesmo tempo, introduz na missão universal deste Povo recursos especiais de energia espiritual e sobrenatural: uma peculiar forma de vida, de testemunho e de apostolado, na fidelidade à missão do vosso Instituto, à sua identidade e ao seu património espiritual. [...] A forma de participação própria das pessoas «consagradas» corresponde à forma do vosso enraizamento em Cristo. E é precisamente a profissão religiosa que determina a profundidade e o vigor deste enraizamento”. (Redemptionis Donum nº 07)                                                         
                                          Convite:



O Verbo de Deus se fez carne!

A Comunidade dos Irmãos da Sagrada Face, deseja a todos um Santo e Feliz Natal. Que o Menino-Deus encontre espaço na manjedoura do nosso coração fazendo nele a sua morada!


Cartão de Natal da Comunidade de Fortaleza-CE
Cartão de Natal da Comunidade de Cajazeiras-PB
Presépio da Comunidade de Cajazeiras-PB

Encontro Vocacional

As Comunidades dos Irmãos e Irmãs da Sagrada Face de Cajazeiras-PB, realizaram neste último dia 23 de dezembro, um encontro de encerramento das atividades do Grupo Vocacional neste ano de 2012. Na oportunidade, aproveitamos este momento para um lazer vocacional, no qual tivemos a oportunidade de nos conhecermos mais e melhor, fazendo valer as palavras da nossa Fundadora quando nos pedia: "Vivei na santa alegria!"



Força Jovem - Sozinho, é difícil caminhar, mas juntos é possível

Rostos Jovens refletindo o Divino Rosto de Jesus

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ordenação Diaconal de Ir. Francisco Uilaci, isf

     "Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal ("caráter") que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez "diácono", isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade" (CIC nº 1570).


      A Família Religiosa da Sagrada Face, e de forma bem específica, os Irmãos da Sagrada Face, se alegram com a Ordenação Diaconal do Ir. Francisco Uilaci de Almeida, isf, que aconteceu neste último dia 12 de Dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe padroeira da América Latina.  A Celebração Eucarística aconteceu na Matriz São José Operário e foi presidida pelo bispo diocesano de Cajazeiras Dom José Gonzalez Alonso, confiram as fotos:

11 de Dezembro de 2012 - Vigília em Preparação para Ordenação Diaconal





Madre Annalisa Galli - Superiora Geral da Família Religiosa da Sagrada Face e Moderadora Geral dos Irmãos da Sagrada Face.

Ir. Uilaci recebe o avental, símbolo do serviço.



Da esquerda para a direita: Gláucio, Francinário, Anderson, Cavalcante e Isaías (Seminaristas diocesanos do 3º ano de Teologia, que na celebração do dia 12 receberam o Acolitato e Ir. Uilaci na partilha da sua vida vocacional.


12 de Dezembro de 2012 -  Ordenação Diaconal
Procissão de entrada

Padres presentes

Padres presentes

Dom Josè Gonzalèz Alonso





Padre Gervásio Queiroga

Prostração







Imposição das Mãos

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ordenação Diaconal do Ir. Francisco Uilaci de Almeida

“Os diáconos participam de modo especial na missão e graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal ("caráter") que ninguém poder apagar e que os configura a Cristo, que se fez "diácono", isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o Bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir o funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade” (CIC, nº 1570).


Convite:

A Comunidade dos Irmãos da Sagrada Face anuncia com alegria a Ordenação Diaconal do Ir. Francisco Uilaci, que acontecerá no dia 12 de Dezembro de 2012, dia em que celebramos a Santíssima Virgem de Guadalupe, Padroeira da América Latina. Confira a programação:






Advento


Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração


O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.
Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.
Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.
No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.
Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?
No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?
No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra.
No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No seu Reino acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.
A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.
O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus.
Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).
Natal do Senhor, este é o tempo favorável; este é o dia da salvação!


Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com