quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vídeomensagem de Papa Francisco para a exposição do Santo Sudário por ocasião do Sábado Santo

Amados irmãos e irmãs,

        Juntamente convosco coloco-me também eu diante do Santo Sudário, e agradeço ao Senhor por esta possibilidade que nos oferecem os instrumentos de hoje. Embora realizado desta forma, o nosso ato de presença não é uma simples visão, mas uma veneração: é um olhar de oração. Diria mais: é um deixar-se olhar. Este Rosto tem os olhos fechados – é o rosto de um defunto – e todavia, misteriosamente, olha-nos e, no silêncio, fala-nos. Como é possível? Por que motivo quer o povo fiel, como vós, deter-se diante deste Ícone de um Homem flagelado e crucificado? Porque o Homem do Sudário nos convida a contemplar Jesus de Nazaré. Esta imagem – impressa no lençol – fala ao nosso coração e impele-nos a subir o Monte do Calvário, a olhar o madeiro da Cruz, a mergulhar-nos no silêncio eloquente do amor.
        Deixemo-nos, pois, alcançar por este olhar, que não procura os nossos olhos, mas o nosso coração. Ouçamos o que nos quer dizer, no silêncio, ultrapassando a própria morte. Através do Santo Sudário, chega-nos a Palavra única e última de Deus: o Amor feito homem, encarnado na nossa história; o Amor misericordioso de Deus, que tomou sobre Si todo o mal do mundo para nos libertar do seu domínio. Este Rosto desfigurado parece-se com muitos rostos de homens e mulheres feridos por uma vida não respeitadora da sua dignidade, por guerras e violências que se abatem sobre os mais frágeis... E, no entanto, o Rosto do Sudário comunica uma grande paz; este Corpo torturado exprime uma soberana majestade. É como se deixasse transparecer uma energia refreada, mas poderosa, é como se nos dissesse: tem confiança, não percas a esperança; a força do amor de Deus, a força do Ressuscitado tudo vence. Por isso, contemplando o Homem do Sudário, faço minha, neste momento, a oração que São Francisco de Assis pronunciou diante do Crucifixo:

Deus altíssimo e glorioso, iluminai as trevas do meu coração.
E dai-me fé reta, esperança certa e caridade perfeita, juízo e conhecimento, Senhor, para cumprir o vosso mandamento santo e verdadeiro. Amém.
 
Papa Francisco
 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Diocese de Cajazeiras se prepara celebrar a Semana Missionária em preparação à JMJ - Rio 2013


Em breve estaremos divulgando a programação...

Novos vocacionados pediram acompanhamento mais específico, rezemos!

Belo Mês da Sagrada Face de Jesus


“A Sagrada Face de Jesus eu a contemplarei sempre... nela pousarão os meus olhares de amor... a Ela as minhas afetuosas reparações!”
(Beata Madre Maria Pia Mastena)

       Abril... Mês do Belo Rosto de Jesus! Este mês é especial para a nossa Família Religiosa, pois celebramos a Festa Litúrgica da Sagrada Face! Por isso, convidamos a todos para celebrarem conosco este momento tão bonito de vivência da nossa espiritualidade de peregrinos que buscam o Rosto do Senhor. Por isso, quinta-feira (25), celebraremos uma Vigília em preparação e na sexta-feira (26) teremos a Santa Missa da Festa Litúrgica da Sagrada Face. Tanto a Vigília quanto a Santa Missa celebraremos às 19h no prédio do CEMPROHUSO (antigo Cine Pax), localizado à Rua Felismino Coelho! Você é o nosso convidado especial! Que a Luz do Rosto do Senhor ilumine os nossos passos! “Ó Deus nosso Protetor, olhai a Face de vosso Cristo!”
 
 

Família Religiosa da Sagrada Face realiza encontro com os Jovens em Coremas-PB



Estamos vivendo um tempo rico e de inúmeras reflexões acerca da juventude e do seu papel na Igreja e na sociedade, a Campanha da Fraternidade e a preparação para a JMJ – Rio 2013, parecem contribuir significativamente com esta reflexão.
      Desta forma, neste Ano da Juventude, em comunhão com a nossa Igreja Diocesana e vivendo a jovialidade do nosso Carisma, nós Família Religiosa da Sagrada Face, realizamos nos dias 06 e 07 de abril um encontrão com os Jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia de Coremas-PB, contamos com apoio do atual administrador paroquial o Pe. Givanaldo, este que nos acolheu tão bem em sua casa e em sua comunidade.
      O primeiro encontro aconteceu na noite do sábado (06) no Centro de Pastoral João Paulo II, onde estiveram reunidos quatro grupos de catequese da Crisma contando com a participação de mais de 100 jovens. A equipe (Ir. Francisco Sílvio, Ir. Selma Paulo, Dannilo Luiz, Anderson Baggio, Sancley Lira e Diego Trigueiro), na oportunidade, refletiu sobre as redes sociais na vida do jovem cristão.
Equipe que conduziu o Encontro: Ir. Sílvio, Ir. Selma, Post. Dannilo e os vocacionados:
Anderson Baggio, Diego Trigueiro e Sancley Lira
 
Pe. Givanaldo, acolhendo a Juventude...
Quatro turmas de Crisma reunidas...

 
      O segundo encontro que aconteceu no domingo (07) com dois Grupos de Jovens da paróquia, quais sejam: JASF (Jovens Amigos da Sagrada Face) e Santos de Calça Jeans, trabalhamos a temática da “Juventude: crises, cruzes e luzes”, aproveitando o tempo litúrgico da Páscoa, para refletir o mistério pascal de Cristo que se atualiza na vida de cada Jovem, que com Cristo decidiu morrer para também com ele ressuscitar, assim como nos ensina São Paulo: “Se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele, pois sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele.” (Rm 6, 8-9)


Grupos de Jovens: "JASF" e "Santos de Calça Jeans"

Oração Final
       Concluímos, com as palavras do nosso querido Papa Francisco: “A juventude é o momento onde a vida se faz mais forte, onde estala, floresce, abre-se passo. Por isso vocês, mais do que nenhum outro, têm o desafio de fazer Páscoa a cada dia e encher de ‘Vida’ a vida”.