segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Trecho da homilia de Natal pelo Papa Bento XVI

"Vinde salvar-nos! Tal é o grito do homem de todo e qualquer tempo que, sozinho, se sente incapaz de superar dificuldades e perigos". O homem precisa colocar sua mão numa "mão maior e mais forte", e esta "mão é Cristo". "Ele é a mão que Deus estendeu à humanidade, para fazê-la sair das areias movediças do pecado e segurá-la de pé sobre a rocha, a rocha firme da sua Verdade e do seu Amor".

O  Santo Padre convidou a todos para olhar a gruta de Belém, e compreender que o Menino que ali contemplamos é a nossa salvação. "Ele trouxe ao mundo uma mensagem universal de reconciliação e de paz. Abramos- Lhe o nosso coração, acolhamo-Lo na nossa vida. Repitamos-Lhe com confiada esperança: 'Vinde salvar-nos'".

"Feliz Natal para todos, e que a Luz de Cristo Salvador ilumine os vossos corações de paz e de esperança!" Esta foi a saudação que o Papa Bento XVI dirigiu aos fiéis de língua portuguesa, neste domingo, 25.



Reforma da Capela

Nossa casa em Fortaleza está passando por uma reforma. Trata-se da capela, local onde nos reunimos várias vezes durante o dia para louvar e bendizer o nome de Deus em nossas vidas. Um santuário reformado é um convite, sem dúvida, que nosso templo espirital, o coração, também viva sua reforma diária. 

Algumas imagens do início dos trabalhos:













domingo, 18 de dezembro de 2011

Parabéns!

Nossas felicitações para o nosso irmão Dannilo que neste dia faz aniversário. Deus abençoe faça brilhar sobre ti a sua Face. Sua vida e vocação é dom de Deus e partilha gratuita em nossa comunidade. Parabéns!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mais imagens do dia 14 de dezembro após a missa de Admissão dos irmãos Silvio e Uilaci.





Admissão às Ordens Sacras

Os irmãos Silvio e Uilaci receberam neste dia 14 de dezembro na Paróquia de São José Operário a Admissão às Ordens Sacras. Segundo o bispo diocesano, Dom José, é um rito simples, mas que requer do candidato um compromisso muito grande. É um passo que eles darão para receberem posteriormente, as outras ordens de acolitato e leitorado. A Igreja recebe o propósito de cada um e confia na fidelidade e empenho dos mesmos para que possam dar testemunho do Evangelho de Jesus na vida, e na comunidade religiosa a que pertencem. Dom Jose ainda fez um apelo para que os irmãos se espelhassem na figura de São João da Cruz, cuja memória litúrgica foi celebrada naquela ocasião, João da Cruz foi um místico, poeta, pintor, contemplador do mistério de Cristo. Sua vida foi entregue ao sofrimento. Ele abraçou a cruz, vocês são convidados a abraçarem a Face.


75 anos propagando o Rosto de Deus

No dia 08 de dezembro, dia da festa da Imaculada Conceição de Maria e dia em que a Congregação das Irmãs da Sagrada Face celebram os seus 75 anos de aprovação pontifícia. Em Cajazeiras nos reunimos para celebrar essa data com as irmãs em sua casa. 

Vejam algumas imagens!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Admissão

Os Irmãos da Sagrada Face serão admitidos às Ordens Sacras neste próximo dia 14 de dezembro na Diocese de Cajazeiras, PB. A celebração será presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Gonzales, na paróquia São José Operário.


Em breve mais informações...

sábado, 3 de dezembro de 2011

75 Anos

Família Religiosa da Sagrada Face se prepara para festeja com júbilo os 75 anos de Ereção Canônica da Congregação das Irmãs da Sagrada Face.

A data é bem propícia, dia da Imaculada Conceição de Maria, dia 08 de dezembro. Algumas comunidades já enviaram suas programações.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA COMUNIDADE DE FORTALEZA:


Ø    Dia 13 de dezembro às 19 horas
Abertura com Celebração Eucarística
Local: Capela São Francisco

Ø    Dia 14 às 19 horas
Teatro Contemplação da Memória
Centro de Solidariedade Madre Mastena

Ø    Dia 15 às 19 horas
Adoração Eucarística: Profecia que se dá com Jesus Eucarístico
Capela São Francisco 19h

Ø    Dia 16 às 19 horas
Exposição 75 anos de caminhada
Capela São Francisco

Ø    Dia 17 às 18 horas
·       Procissão com a imagem da beata Pia Mastena saindo do Centro de Solidariedade Madre Mastena.
·       Missa Solene na Capela São Francisco.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Advento

Vinda...

             Nesse período de espera do Menino Jesus, busquemos o arrependimento dos nossos pecados e prepararemos o nosso coração para receber Deus.

     Sabe, é bonito contemplarmos como Deus tão grande, pôde se fazer pequenino? Imaginemos o amor pelo ser humano, imaginemos a piedade e misericórdia em reconstituir o homem dilacerado pelo pecado dele mesmo?
     Só mesmo Deus teria a coragem de descer, fazer-se homem, conhecer o homem de perto, para somente assim, o homem querer ver Deus na sua vida.
     É um tempo bonito, mas não fiquemos somente na beleza externa, procuremos compactar isso tudo e fazer com que o Natal seja o retrovisor para nossa vida e auto-imagem diante de Deus e dos homens, nossos irmãos. 


sábado, 19 de novembro de 2011

34º Domingo Comum

Solenidade de Cristo Rei



Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa Nova de Deus: "Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova" (Cf. Mc 1, 14-15). Cristo é em primeiro lugar rei dos nossos corações e chama a uma mudança de mentalidade, conversão.
O Senhor nos faz um apelo muito forte nesse domingo. Queremos reparar a sua Face, queremos amá-la onde não é amada, queremos levá-la onde não é encontrada. Será que em nós mesmos, sua Face não está apagada? Será que no rosto do meu irmão, aquele que convivo todos os dias, também não precisa de cuidados e reparação? Antes de irmos ao mundo, é preciso sair de nós mesmos.
Que Jesus Rei do Universo nos ajude a trazermos para dentro de nosso coração o desejo de repará-lo por onde andamos.

domingo, 13 de novembro de 2011

6º Aniversário de Beatificação de Maria Pia Mastena

No dia 13 de novembro de 2005, em Roma, é reconhecida pela Santa Igreja e declarada Beata, a fundadora da Família Religiosa da Sagrada Face, madre Maria Pia Mastena.

Acompanhe parte do que disse o Cardeal JOSÉ SARAIVA MARTINS durante a homilia da beatificação.

“Tudo o que somos e tudo o que possuímos, devemos empenhá-lo e pô-lo ao serviço do Senhor e do nosso próximo, numa palavra, devemos fazer com que se torne caridade!”

“Por este motivo Jesus louva os dois homens que souberam fazer frutificar os talentos recebidos: foi precisamente isto que fizeram os santos, na lógica divina do amor e da doação total de si.

“A vida do cristão é verdadeiramente uma longa vigília, um tempo de espera do Senhor. Mas nós, como recorda o Apóstolo, somos "todos filhos da luz" (Ts 5, 5) porque mediante o Batismo somos inseridos em Cristo, Luz do mundo. Luz bem visível e iluminadora foi a que fez brilhar a beata Maria Pia Mastena, a qual viveu a sua condição de religiosa, na busca contínua de levar ao rosto dos irmãos, o esplendor da Sagrada Face, por ela tão amada.”

“O rosto do homem, sobretudo quando é deturpado pelo pecado e pelas misérias deste mundo, só poderá resplandecer quando for conforme ao de Cristo, martirizado na Cruz e transfigurado pela glória do Pai. Madre Mastena sentiu a forte tensão missionária de "levar o Rosto de Jesus aos homens de todo o mundo, aos lugares mais pobres e abandonados".

“Olhando para a santidade da beata Madre Mastena é legítimo reconhecer nela uma grande artista que soube imprimir em si mesma a Imagem de Cristo, assumindo, mediante a prática de tantas virtudes, o "Rosto dos rostos", o Rosto mais belo que possa haver entre os filhos dos homens.

“Ela conseguiu fazer transparecer, pelas suas características pessoais, o Rosto do Senhor nas expressões da misericórdia, da caridade, do perdão, do serviço a tempo inteiro às pessoas mais necessitadas.

Com grandes sacrifícios, dificuldades, fé e tenacidade, em 1936, a beata Mastena fundou a Congregação das Religiosas da Sagrada Face, transmitindo às suas irmãs de hábito o seu projeto de vida, que em síntese definia:  "propagar, reparar, restabelecer a Face de Cristo nos irmãos".

Assim explicava, com poucas palavras mas intensas, às jovens Irmãs, o carisma das religiosas da Sagrada Face:  "Quando um irmão está triste e sofre é nossa tarefa fazer com que o sorriso volte ao seu rosto... Esta é a nossa missão:  fazer sorrir o rosto do doce Jesus no rosto do irmão!".

Num mundo de pessoas distraídas em relação às coisas eternas é atual como nunca o exemplo esplendoroso da beata Madre Mastena de cujo rosto transparecia, como filigrana, o rosto sorridente de Cristo. Toda a pessoa da Madre Maria Pia estava repleta da presença de Cristo Crucificado e Ressuscitado, de maneira evidentemente superabundante, a ponto de a estimular a servi-lo nos pobres de todos os géneros e a identificar-se na Eucaristia celebrada e adorada.

"Muito  bem,  servo  bom e fiel, foste fiel no pouco, muito te confiarei. Entra na alegria do teu senhor" (Mt25, 21).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Retiro Vocacional

O Retiro Vocacional aconteceu na casa dos Irmãos da Sagrada Face de Cajazeiras - PB, nos dias 5 e 6 de novembro. Foi uma oportunidade para jovens que participaram rezarem suas vocações. Na programação, o sábado foi de retiro o dia todo, concluindo com a missa a noite na Paróquia e no domingo logo depois da oração e do café, um momento de descontração e recreação concluindo com o almoço.





terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia dos Fiéis Defuntos

“Fizeste-nos para Ti e inquieto está
 o nosso coração, enquanto não repousar em Ti”
(Santo Agostinho)


      Celebramos e rezamos hoje em favor de todos os fiéis defuntos. Aqueles que depois de terem cumprido aqui a sua missão, foram contemplar a Deus face a face! Lá a morte já não mata mais! A vida agora é eterna, porque está com Deus!
      Nesta terra uma coisa é certa: a brevidade da nossa vida. Somos semelhantes a flores que pela manhã despontam no campo e a tarde, depois de cortadas, fenecem. Santa Terezinha, marcada de uma profunda espiritualidade, afirma: “Minha vida é fugaz, brevíssimo segundo e instante que me foge...” Temos somente o “hoje da vida”, pois o ontem passou e o amanhã não sabemos se virá.
      O que falar da morte? Às vezes não sabemos o que dizer quando esta bate a nossa porta. Ela nos desconcerta! Há quem afirme que a morte é o fim, mas será mesmo? Para nós, não. Se assim fosse, vã seria a nossa fé. Não teria mais sentido acreditarmos na ressurreição de Cristo ao afirmarmos que a morte é o fim. São Paulo em uma de suas cartas a comunidade de Corinto nos afirma isso: “Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é vã e a vossa fé é vã também.” (1 Cor. 15, 13-14)
      Por isso, a morte não pode ser motivo de tristeza e de desespero para aqueles que se dizem Cristãos, mas o contrário é a esperança e a certeza na vida eterna. São Bernardo nos ensina que “a morte é a porta da vida” e esse paradoxo só terá sentido se estiver ladeado pela fé, a fé em um Deus que afirmou que “Existem muitas moradas na casa do Pai”. (Jo 14, 2)
      Que neste dia de Finados a esperança da ressurreição nos anime, pois os que perdemos neste mundo tornaremos a vê-los no outro; basta para isso crermos no Senhor com verdadeira fé, obedecendo aos seus mandamentos.



Dannilo Luiz Rocha Lira*
01 de Novembro de 2011 
Véspera do dia de Finados

* Postulante da Sagrada Face

sábado, 29 de outubro de 2011

DNJ

  O Dia Nacional da Juventude é comemorado todos os anos no mês de outubro. A data é sempre o último domingo do mês e este ano a Pastoral da Juventude traz como tema:“Juventude e protagonismo feminino”.
  
           A juventude é, certamente, de todas as faixas etárias, aquela que mais é afetada com as mudanças que ocorrem na sociedade. E, se o tempo que estamos vivendo é visto como uma mudança de época, a juventude, além de ser protagonista, também é vítima dessa mudança. É fato que muitas coisas estão mudando na sociedade por causa da ação dos jovens. Mas também é fato que os jovens sentem falta de “critérios mais profundos que afirmam identidades e estabelecem relações”. Eles “são os mais expostos ao drama do abandono e ao perigo das drogas, da violência, da venda de armas, do abuso sexual, bem como à falta de oportunidades e perspectivas de futuro” (DGAE n° 109).

Frente a isso, os bispos do Brasil afirmam que os jovens merecem uma atenção especial. “A beleza da juventude e os inúmeros desafios para a plenitude de sua vida exigem urgentes iniciativas pastorais nas diversas instâncias de nossa ação evangelizadora”


O tema proposto como reflexão para o Dia Nacional da Juventude de 2011 é “Juventude e protagonismo feminino”. O lema que anima os encontros é “jovens mulheres tecendo relações de vida”. É um chamado especial à juventude feminina, no sentido de ela se sentir protagonista na construção de uma sociedade fraterna e inclusiva. Também é um chamado à sociedade para que valorize a juventude feminina em sua capacidade de “tecer relações de vida”.

Disponível em:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

É festa da vida...

Hoje comemoramos com alegria o aniversário do Irmão Uilaci.
Parabéns...
Votos de uma boa recordação da vida.
Tua vida é um sopro de Deus, do seu amor
É semente que a terra acolheu,
 e Deus regou,tens beleza, tens valor.  

domingo, 16 de outubro de 2011

O rosto da prostituição

A Jornada Mundial da Juventude no Brasil será em 2013, mas o país já vive a espectativa e o obejetivo da mesma. Em visita da Cruz e do ícone de Nossa Senhora pelas dioceses, encontramos este bonito testemunho. 


Vejam, é nos lugares mais duros que o Senhor espera de nós um pouco de Evangelho.

“AQUI É LUGAR DE PROSTITUIÇÃO, NÃO REZEM”


Uma avenida, uma noite, muitas vidas e uma Cruz que nos leva a peregrinar  em busca daqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro amor.
Madrugada de terça-feira, 20, no Santuário São Judas Tadeu  em São Paulo, se encontram a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Ícone da Virgem Maria e Jesus Sacramentado sendo adorado numa vigília. E do lado de fora, alguns jovens foram ao encontro das prostitutas para levarem o amor de Deus.
“Posso te dar um presente?”, indagou Maristela Ciarrochi – quem nos conduziu até o Planalto Paulista, lugar onde a prostituição é visível aos olhos de quem passa- “Sim”, responde a moça com olhar desconfiado sem saber o que lhe esperava. De repente uma flor e uma medalha de Nossa Senhora das Graças (Aquela que lhe concede o que pedes, mas também o que não pedes). Eis que a madrugada deixa de ser tão pesada e com tanto desamor.





Aquela mulher tem um nome, Rose, vem do Nordeste do país: “Meu sonho é sair da rua, ter uma casa própria e alguém que me respeite.”


“Podemos rezar por você?”, novamente a moça sorridente. “Olha, prefiro que não. Não desta forma, com estes trajes, aqui é lugar de prostituição, não rezem”, responde a garota de programa sentindo-se indigna.


A conversa continua. Novamente, em pouco tempo, se extrai quais as intenções de oração da moça. “Minha família, saúde, uma vida melhor”.


Entre os intervalos de uma esquina e outra, rezávamos uma Ave-Maria por aquelas que já havíamos encontrado e pelas que ainda íamos encontrar, e assim foi seguindo nossa missão Madalena.

Na volta, pelo caminho, íamos nos questionando: “O que poderia ser feito por esses? O que o Cristo faria se estivesse ali?”. Boas perguntas que nos levam a uma grande resposta: “Faça, mesmo que seja pouco, mas todos tem o direito de receber nem que seja uma gota do amor de Cristo”.
O percurso segue com “um nó na garganta”. Lágrimas contidas e o silêncio que fala por si. Difícil entender tudo que remexe no interior,  é mística da Cruz. Em cada encontro o próprio Deus gritava aos nossos corações diante de tamanha sede de amor.
A unção daquela mesma cruz (peregrina da JMJ), acolhida por tantos onde passa, é a que ultrapassou as paredes daquela Igreja nesta noite e nos fez abraçar aquelas mulheres e amá-las como fez Jesus a Maria Madalena.
Teremos a coragem de atirar a pedra?


sábado, 15 de outubro de 2011

Iniciando a mudança

    Nossa comunidade de Cajazeiras agora terá novo endereço. O bispo diocesano, Dom José, cedeu por um tempo um espaço que foi construído para o seminário diocesano e que nunca foi habitado. Dia 02 de outubro faremos a mudança, mas antes fomos ver o espaço e fazer uma limpeza em todo o espaço. A casa é bem espaçosa.

Celebração

Dia 13 de outubro completaremos 8 meses que pisamos o solo paraibano e desde que chegamos, nosso comunidade era localizada no Bairro João rodrigues - Casas Populares. Lá fizemos uma boa vizinhança e como na vida religiosa, nada pode ser tão fixo, pois nossa vida é de verdadeiros "nômades de Deus", tivemos que mudar para um novo bairro.
Para nos despedirmos dos vizinhos, preparemos uma celebração com todos eles e na oração e confraternização, entregamos a Deus nossas vidas e nossa missão.
A celebração aconteceu no dia 29 de Setembro,
 festa litúrgica dos Santos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novos passos...

Desde que os irmãos da Sagrada Face abriram casa em Cajazeiras - PB, fevereiro de 2011, que a comunidade de lá esperava pela vinda do Santíssimo Sacramento para sua capelinha. Com a visita do Bispo Diocesano, Dom José, não somente é autorizado a permanência da Eucaristia na casa, como tantas outras novidades.


Confira!



Dom José autoriza a permanência da Eucaristia
na comunidade dos Irmãos da Paraíba

Padre Damião celebra Eucaristia na Casa dos Irmãos.

Nossa amiga Arizona foi a primeira
 a visitar o Santíssimo Sacramento









terça-feira, 30 de agosto de 2011




A Profissão Perpétua dos Irmãos da Sagrada Face (Irmão Uilaci e Irmão Silvio) aconteceu no dia 06 de agosto deste ano de 2011 na paróquia São José Operário, cidade de Cajazeiras - PB. Foi uma festa bonita onde liturgicamente celebremos a Transfiguração do Senhor Jesus.





Procissão de Entrada









Despedida dos pais para a entrega ao Senhor


Rito de Profissão


Testemunhas e Moderadora Geral





Professos se prostram diante do altar









Entrega e benção das insignias





Troca do escapulário branco pelo de 
cor preta em sinal de entrega 
definitiva ao Senhor









Professos com a Madre Geral (Madre Annalisa)

Professos com o presidente 
da celebração (Pe. Gervásio)