quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Recordações, lembranças da vida...

    
Os últimos meses foram assim...

******
Postulante João Kleber participou de encontro sobre o estudo da CNBB - Comunidades de Comunidades: uma nova Paróquia
   
O postulante João Kleber Pompeu participou do encontro formativo da Região episcopal Bom Jesus dos Aflitos Fortaleza-CE, que trabalhou o documento proposto pela CNBB - Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia, onde foram tratados e aprofundados os pontos centrais do livro já visto no Simpósio da Fé realizada na Arquidiocese de Fortaleza-CE. O encontro trabalhou a importância de fazer de nossas paróquias comunidades de comunidades, visando as diretrizes propostas pela Arquidiocese e também procurando responder aos apelos do Santo Papa Francisco.
O encontro contou com a Participação de religiosos, agentes de pastorais, grupos e movimentos da região, juntamente com os párocos das paróquias pertencentes à Região Episcopal, juntamente com o Bispo Auxiliar Dom Vasconcelos. O encontro foi assessorado por Pe. Watson Holanda Façanha vigário da Região episcopal que celebrou com todos os participantes a Santa Missa. 
Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia, é a proposta adotada pela Arquidiocese de Fortaleza, e que vem sendo trabalhada em suas nove regiões episcopais, visando assim uma melhor evangelização de toda a Arquidiocese.




* * * * * *
Novinter refletiu sobre espiritualidade para os noviços (as)

Entre os dias 15, 16, e 17 de outubro de 2013, pude participar do segundo novinter que reúne noviços (as) de várias congregações, onde refletimos sobre a espiritualidade. O encontro aconteceu na casa de encontros das Irmãs Cordimariana em Caucaia-CE e foi assessorado pela Madre Geral das Irmãs Cordimariana - Ir. Desterro.
Para mim, para você e para nós o que é Espiritualidade?
Espiritualidade é o mais profundo e dinâmico do nosso ser: são as nossas motivações, os ideais, nossas utopias, as paixões, a mística pela qual vivemos e lutamos e com a qual nos contagiamos.
É o que acontece em nossa vida, é um sopro, uma energia de vida, leva a pessoa a fazer perguntas e encontrar novas respostas. É viver uma vida no Espírito (Rm 8). É viver a fé, a esperança e a comunhão com Deus no meio da pobreza, na solidariedade com quem não tem perfeição e nem beleza, nas periferias do mundo de vitrines e passarelas.
Espiritualidade é um processo vital, sempre em formação, frágil e delicado. Jesus deve ser nossa paixão e seu Espírito nossa espiritualidade, deve ser Trinitário, é a seiva da comunidade. E por fim destaco aqui as fontes da espiritualidade: a Palavra de Deus, os Sacramentos, o Testemunho da Igreja: os Santos - Maria e o rosto de nossos irmãos e irmãs - nosso próximo.
O Cristo encontrado e contemplado na Oração se ''prolonga'' no encontro com o irmão, e se somos capazes de experimentar o Cristo no serviço aos ''pequenos'', é porque já o encontramos na Oração.
                                                                                      
Um abraço Fraterno, em Cristo:
                                                    Noviço Marcolino Alves
Irmãos da Sagrada Face.

 

 





* * * * * *
Irmão Uilaci realizou palestra para juventude sobre o pecado na atualidade

O Centro Educacional São Sebastião em Fortaleza-CE (vizinho ao convento dos Irmãos da sagrada Face) promoveu o XIII Seminário Professor Onofre Vieira Silva, como o tema: “Zero pecado”, onde foram trabalhados os “sete pecados capitais”. O evento foi transcorrido com muito empenho e entusiasmo, e no final uma grande produção artística e cientifica com a participação geral da juventude e dos adolescentes, sob a orientação dos professores e de todos os que fazem o Centro.
             Os Irmãos da Sagrada Face com frequência tem marcado presença neste evento, que acontece cada ano, e em outras atividades, como o Ir. Silvio Roberto que lecionou por um bom período naquele estabelecimento de ensino. Por essas razões, o Ir. Uilaci, juntamente com o postulante Leandro Santos apreciaram o grande espetáculo de danças, coreografias e teatro do evento. Estiveram presentes no meio juvenil, participando com eles e colaborando na analise do material científico, artístico e documentários produzidos durante os vários dias do Seminário.
 Em um dos dias do evento, o Ir. Uilaci juntamente com alguns professores da instituição tiveram a oportunidade de encontra boa parte do alunado para um momento de palestra sobre o pecado na atualidade, suas consequências em nível: pessoal, comunitário e social. Foi um momento marcante dentro da programação geral do evento.






* * * * *
Postulante André Leandro comenta sobre a despedida de Irma Lúcia das comunidades de Fortaleza

''Descrever a convivência com Ir. Lucia, foi sem duvidas perceber o seu olhar sempre atento aos necessitados, sem medo de doar-se, de ir ao encontro, sensível aos apelos, e pronta a se colocar a serviço. Assim foram momentos de alegria e de motivação a continuar a missão de contemplar a Face de Jesus em todos os lugares, sempre com o sorriso aberto para ir ao encontro dos que necessitam." 
Postulante André Leandro
Irmãos da Sagrada Face





* * * * * *
Felicitações para o Pré-Noviço Josimar

       Comemorar o dom da vida é dádiva e graça de Deus, Ele nos molda no seio materno e coloca em nós o sopro que desprende-se do Espírito e enche de vida e luz. 
     Neste ensejo, desejamos votos de muita paz e felicidades ao nosso irmão de comunidade, Francisco Josimar pela passagem do seu aniversário no dia 07 de dezembro, e pela conclusão do curso de Filosofia  no dia 18 de dezembro realizado na Faculdade Católica de Fortaleza (Prainha). Que venham os frutos dos vários anos de estudo e formação acadêmica e uma caminhada promissora na vocação escolhida.


* * * * * *
Amigos da Sagrada Face participaram de confraternização natalina

Aconteceu na Casa dos Irmãos da Sagrada Face, em Cajazeiras-PB, uma bonita confraternização do Grupo dos Amigos da Sagrada Face do centro da cidade. Verdadeiramente foi um momento de muita alegria e partilha. Realizamos uma bela celebração natalina, fizemos uma ceia partilhada e, em seguida, troca de presentes. Com este momento celebrativo, concluímos os encontros de 2013 do referido Grupo. Esperamos que este ano continuemos e ampliemos este ramo leigo da nossa Família Religiosa.















* * * * * *
Bispo de Cajazeiras-PB visita casa dos Irmãos da Sagrada Face

No dia 15 de dezembro, o Bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom José González Alonso visitou a casa dos Irmãos da Sagrada Face. Os Irmãos que vivem e atuam na Diocese desde 2011 agradecem a Deus pelo incentivo e empenho que o Pastor Diocesano vem fazendo pela comunidade.
Na oportunidade, foi feito a partilha do almoço onde estavam presentes também a comunidade das Irmãs da Sagrada Face que moram no Bairro de São José em Cajazeiras.








* * * * * *
Feliz Aniversário para o Pré-Noviço Dannilo Luiz

Quase às vésperas no Natal do Senhor, momento em que antecipamos a alegria do nascimento de Jesus pela espera no seu advento. Um tempo de graça que se enche de luz e de um espírito todo renovado para celebrarmos com júbilo o início de um novo tempo.
Neste período muito propício de celebração da vida, unimo-nos como comunidade para festejar o aniversário de nosso irmão de comunidade Dannilo Luiz. Votos de paz e luz na sua vida e uma caminhada de encantos contemplando o doce olhar de Jesus que vem na manjedoura. 





* * * * * *
Natal dos Irmãos da Sagrada Face

A comunidade dos Irmãos da Sagrada Face, de Cajazeiras-PB, participou da Celebração da Noite de Natal na Catedral Nossa Senhora da Piedade. Logo em seguida, fizemos um momento de confraternização com orações e uma ceia partilhada. Estiveram conosco alguns amigos. No Dia de Natal, almoçamos juntos com as Irmãs da Sagrada Face e participamos da Missa na Catedral de Nossa Senhora da Piedade. Foram momentos calorosos de vida fraterna e cristã.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário