segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Relato do Encontro de Madre Pia Mastena e Madre Pierina de Micheli

“A Congregação vai progredindo, têm pedidos para abrir novas casas. É preciso, porém, que as irmãs sejam formadas para que as obras funcionem conforme a lei civil. A possibilidade era pouca, mas a Madre conhecia muito bem a importância de ter freiras preparadas e competentes profissionalmente. Matriculou sete irmãs num curso por correspondência. As escolinhas começaram e elas começaram a estudar com muita boa vontade, ajudadas pela Madre e por um professor. Todas conseguiram se prepara para o exame final. Duas fizeram o exame de magistério na cidade de Verona, e outras cinco a Madre pensou em leva-las para Roma. Antes, ela foi a Roma para procurar um Instituto onde matriculá-las para o exame final e também hospedagem. Com ajuda do bom Padre Milani logo encontrou o Instituto: “Magisterio Reginae Victoriae”, das Irmãs Salesianas. O mais difícil foi encontrar a hospedagem.

A Madre procurou por todos os lugares, mas sem resultados, até o dia em que passou na frente do Instituto Espírito Santo. Este Instituto era da Congregação das Irmãs de Maria Imaculada, de origem argentina, a Superiora era Madre Pierina de Micheli.

Madre Pierina propagava o culto à Sagrada Face com as medalhas do Rosto de Cristo do Santo Sudário, feitas pelo artista José enrique Bruner de Trento. Bruner, no ano Santo de 1933 fotografou o Santo Sudári, descobrindo as três dimensões da figura de Cristo impressas nele com especial referência ao Santo Rosto.

A Madre Fundadora também estava difundindo, desde 1933, a mesma imagem do artista Trentino.
Ele confiou a Masdre Mastena, que quando estava revelando a foto do Sudário viu a positiva do Rosto de Cristo e foi a positiva que ele realizou no seu trabalho. Madre Pierina e Madre Maria Pia, sem saber uma o que a outra fazia, estavam comprometidas no mesmo apostolado: difundir no mundo o culto à Sagrada Face de Cristo. Madre Pierina teve revelações desta devoção.

Não tendo o dinheiro necessário para fazer cunhar as medalhas com a efígie da Sagrada Face, pediu ao Senhor que se fosse esse o seu desejo, a difusão deste culto por meio das medalhas, lhe fizesse chegar o dinheiro necessário.

De maneira quase milagrosa, ela encontrou o dinheiro e assim teve a possibilidade de encomendar as medalhas numa firma de Milão – Italia.

Apresentando-se a Madre à portaria do Instituto, pediu para falar com a Superiora, mas a irmã que atendeu disse que era impossível atende-la, pois a Superiora estava ocupada. A esta resposta a Madre tirou da bolsa um bilhete, escreveu algumas palavras e pediu que fosse entregue à Superiora.
O bilhete tinha o emblema da Congregação com a Sagrada Face e ao redor as palavras: “Ó Deus, nosso protetor, olha para Face do Teu Cristo” e em baixo a escrita: Congregação das Irmãs da Sagrada Face. Quando Madre Pierina recebeu este bilhete, emocionou-se e ficou cheia de alegria.
Não sabia que existisse uma Congregação com tal nome, nem uma criatura que como ela, admiradora da Face Divina de Jesus e propagadora do seu culto.

É sempre Deus que conduz os acontecimentos humanos por caminhos extraordinários.

Madre Pierina correu logo à portaria para receber a cara hóspede. Quando viu brilhar no peito de Madre Mastena a Cruz com o Rosto de Cristo, ajoelhou-se aos pés, pedindo-lhe a sua bênção. A Madre confusa e perplexa, repetiu o mesmo geto. Naquele instante se podia contemplar um quadro maravilhoso, ver duas criaturas dotadas por Deus de inestimáveis dons, prostradas por terra com tanta humildade, achando-se indigna uma da outra.

Quem poderá reproduzir o íntimo colóquio das duas ao respeito do culto ao Rosto de Cristo, e das revelações que Jesus dignou-se privilegiá-las? Por certo ninguém!

A Superiora do Instituto Espírito Santo, fez votos que também a Madre realizasse o seu desejo de abrir uma casa em Roma. E aqui perto de nós, disse ela. Em menos de um ano, o projeto estava realizado. Em Roma, Monsenhor Padovani, da Sagrada Congregação, sugeriu à Madre que todas  as irmãs tivesse a Cruz com o Rosto de Cristo como a Fundadora.

A forma da Cruz da Cruz idealizada pela Madre não estava ainda pronta, assim, para preparar as primeirasCruzes, para todas as religiosas, a Madre usou as medalhas da Sagrada Face oferecidas por Madre Pierina, que ficou muito satisfeita em ter colaborado com esta realização.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário